• ENTRAR
  • Nenhum produto no carrinho.

Afinação

Nessa aula você entenderá como funciona a afinação em um contrabaixo e como afinar o intrumento.

O que significa estar afinado?

Afinação de baixo é um assunto muito sério. Estar afinado, significa que todas as cordas do seu instrumento estão soando as notas corretas, criando harmonia entre elas, assim, um G (sol) que você tocar no seu instrumento, soará exatamente igual ao G (sol) que outro instrumento afinado também tocar.

 

Como afinar o contrabaixo?

Existem diferentes formas de se afinar um instrumento, e podemos inicialmente dividi-las em dois grupos, afinar de ouvido e afinar com o auxílio de um afinador.

Para se afinar de ouvido, você precisará de alguma nota de referência para que você consiga igualar as frequências, e isso pode acontecer de diferentes formas, seja usando um outro instrumento que já esteja afinado ou até um diapasão.

Usando um Piano por exemplo. Se você tocar a tecla referente a nota E (mi) e tocar a 4 corda do seu baixo (num baixo de 4 cordas), elas devem soar a mesma nota, o E (mi). Caso o seu baixo não esteja soando a mesma nota, você precisa apertar ou afrouxar a corda até que ela atinja a nota desejada.

Obs: cuidado para não apertar demais e estourar suas cordas. Comece sempre afrouxando a corda, e aí sim venha apertando até chegar na nota;

 

Quais são as afinações tradicionais?

No mercado existem baixos com diferentes números de cordas, e também combinações de cordas. Por isso, cada um desses instrumentos possui uma afinação diferente e consequentemente as notas do baixo serão diferentes. Vamos citar os tipos mais comuns de baixo que encontramos por aí:

4 cordas – E – A – D – G

Os nomes das cordas do baixo de 4 cordas são as notas: E – A – D – G. Esse é o tipo mais comum de baixo e afinação que você irá encontrar. Porém existem pessoas que utilizam as mesmas quatro cordas porém com a afinação B – E – A – D, conseguindo um som mais grave e pesado do que a outra afinação.

 

5 cordas – B – E – A – D – G    ou    E – A – D – G – C

A afinação de baixo 5 cordas pode ser de duas formas. Tomando como base a afinação de baixo de 4 cordas (E – A – D – G) você pode usar a corda adicional (5ª corda) tanto mais grave, quanto mais aguda. Ou seja, você pode colocá-la tanto acima quanto abaixo das 4 cordas padrão.

Usando a 5ª corda mais grave você terá as notas: B – E – A – D – G

Usando a 5ª cordas mais aguda: E – A – D – G – C

6 cordas – B – E – A – D – G – C

Na afinação de baixo 6 cordas, você terá as duas opções que falamos no de 5 cordas. Ou seja, terá a corda mais grave (B) e a mais aguda (C), ficando: B – E – A – D – G – C

8 cordas – E – A – D – G

O baixo de 8 cordas nada mais é do que um baixo de 4 cordas só que todas as cordas são duplas

12 cordas – E – A – D – G

Igual o de 4, mas com cordas triplas

Afinações alternativas

Existem outras formas de você afinar o seu baixo, com combinações diferentes de notas e também aumentando ou abaixando a tonalidade de todas as cordas. Por exemplo, existem bandas que tocar usando a como padrão uma afinação em Eb (mi bemol) ou seja, meio tom abaixo da afinação padrão; sendo assim, você precisará abaixar meio tom de todas as suas cordas. E isso pode alterar de banda para banda, chegando até a dois tons abaixo em alguns casos.

É importante você viajar pelas afinações, buscar novas combinações, e experimentar as sensações que cada uma delas pode te oferecer. E assim escolher a sua afinação, caso a caso.

 

Ainda com dúvidas? Acesse o fórum

Ver todos Adicione o título da lição
U bent de enige persoon in dit gesprek.
Adicione seu comentário

Entre em contato

TERMOS DE USO

FORMAS DE PAGAMENTO

Quem está online

Não há usuários online neste momento
Planeta Música LTDA. Todos direitos reservados.