• ENTRAR
  • Nenhum produto no carrinho.

Conheça todas as partes do violino e do arco!

Nesta matéria abordaremos as partes do violino, inclusive do arco, e descobriremos os nomes corretos das peças do violino, além de algumas curiosidades, cuidados e a utilidade de cada umas dessas partes.

Para saber qual o tamanho ideal de violino para você, clique aqui.

 

partes do violino

 

Queixeira:

O primeiro componente do violino que falaremos é a queixeira, que como o próprio nome diz, é onde iremos posicionar o queixo enquanto estivermos tocando. Foi inventada pelo alemão Ludwig Spohr. Existem queixeiras de diversos materiais como madeira ou resina.

 

Estandarte:

O estandarte é uma peça de madeira onde prendemos as cordas na extremidade oposta ao braço do violino.

 

Cavalete:

O cavalete é uma peça do violino pequena e delicada, e é onde as cordas ficam apoiadas. A principal função desta peça é transmitir as vibrações da corda para o corpo do violino.

 

Espelho:

O espelho é a superfície onde iremos posicionar os dedos da mão esquerda para a digitação das notas. Essa peça do violino é construída de um tipo de madeira mais resistente.

 

Pestana:

A pestana fica posicionada no ínicio do espelho e é onde as cordas ficam presas. A pestana pode ser tanto de osso como de material plástico.

 

Cravelhas:

Essa parte do violino é muito importante, pois ela é responsável pela afinação das cordas. Com as cravelhas você fará uma afinação mais grosseira do violino.

 

Micro afinadores:

Os micro afinadores são aqueles parafusinhos posicionados no estandarte. Essa é uma peça que nem todos os violinos possuem, e ela é responsável por uma afinação mais precisa das cordas.

 

Espaleira:

Esta peça do violino, apesar de ser muito útil ergonomicamente, normalmente é comprada separada do violino e ela é responsável pelo apoio no ombro. Esta peça é recomendada para quem não se sente confortável utilizando apenas a queixeira e o corpo do violino para segurar o instrumento enquanto toca.

 

Ouvidos, Efes, ou Aberturas acústicas:

São as aberturas no corpo do instrumento que permitem as vibrações do violino atingir o espaço externo e ir para os nossos ouvidos.

O Arco:

Agora vamos falar sobre as peças do arco do violino, confira aqui 5 dicas para comprar o arco perfeito para você. Os arcos são construídos de madeira e fios de crina de cavalo (existem alguns modelos com fios de nylon), em geral existem diversos modelos, busque o que melhor se adapta a você. Didaticamente o arco é separado em Talão, Meio e Ponta, como podemos observar na imagem abaixo.

partes do arco do violino

Breu:

Este acessório do violino, ao ser passado na crina, produz um pó branco que ao ser friccionado nas cordas no momento em que tocamos cria o atrito necessário entre a crina e a corda, fazendo com que a corda vibre e produza o som.

Neste trecho de aula do curso “Fundamentos do Violino” do Planeta Música, o professor Caio Filipe nos mostra as partes do violino e passa algumas dicas sobre elas. Clique aqui para conhecer o curso.

 

 

0respostas em "Conheça todas as partes do violino e do arco!"

Deixe sua mensagem

Entre em contato

TERMOS DE USO

FORMAS DE PAGAMENTO

Quem está online

Não há usuários online neste momento
Planeta Música LTDA. Todos direitos reservados.