• ENTRAR
  • Nenhum produto no carrinho.

O que é um método de violino? Conheça os mais famosos

Uma dúvida muito frequente entre os violinistas é a escolha do método para violino a se seguir durante o aprendizado. Pensando nisso, nós abordaremos nesta matéria os principais métodos, suas diferenças e particularidades, com o intuito de auxilia-lo na escolha do seu método de violino.

 

O que é um método de violino?

Primeiro vamos descobrir o significado da palavra método, que segundo o dicionário da língua portuguesa é “Técnica, modo usado para realizar alguma coisa; Reunião dos meios através dos quais é possível alcançar um objetivo”, seguindo está lógica um método de violino é um caminho construído com o objetivo de ensinar violino passo a passo.

 

Método SUZUKI

Vamos começar falando do método mais famoso e mais utilizado em todo o mundo atualmente, o método de violino Suzuki. Este é um método voltado para iniciantes que consiste em dez livros, no qual ele propõe uma abordagem de evolução progressiva das técnicas aplicadas a exercícios e músicas. Uma característica muito forte do método Suzuki é o desenvolvimento da percepção musical do aluno, pois o ensino de teoria musical vem após as primeiras músicas do método, que são aprendidas “de ouvido” pelo aluno. As primeiras canções do método Suzuki são cânticos infantis, por isso é um método muito utilizado em crianças.

 

Método Schmoll ou Método CCB

Este método de violino é muito popular no Brasil, pois é utilizado no ensino do violino em igrejas por todo o país, sendo utilizado principalmente pela congregação cristã do Brasil, por isso esse método muitas vezes é chamado de método ccb de violino. A grande vantagem deste método é o fato de ele ser facilmente encontrado em português, além de possuir dicas de preservação e afinação do instrumento, assuntos que não são abordados em métodos mais tradicionais, assim facilitando para aqueles que são autodidata. Outro ponto que podemos destacar desse método é o fato de ele ser muito intuitivo, possuindo figuras e textos que ajudam no aprendizado sem um professor. Este é um método indicados para iniciantes autodidata.

 

Método Maia Bang

Este método não é tão conhecido quanto os anteriores, porém é um método completo baseado em sete livros que vai desde o nível iniciante ao avançado. Este método de violino é baseado em estudos de escalas, canções e exercícios de arco, que vão evoluindo de dificuldade conforme o aprendizado progride. O ensino se inicia com exercícios de cordas solta e vai progredindo ao longo da extensão do das posições, da primeira até a sétima. Um pré-requisito para este método é saber ler partituras.

 

Método Laoureux

Este método de violino é muito utilizado aqui no Brasil, e é popularmente chamado de “Método prático de violino de Nicolaus Laoureux”. Este método abrange os primeiros passos de um violinista até o nível intermediário, trabalhando até cordas duplas e outras posições. O ponto forte deste método de violino é justamente a sua progressividade, ele não pula nenhuma etapa, e sempre que há a inserção de novas técnicas, elas são sempre acompanhadas de exercícios com nível de dificuldade que aumenta gradualmente.

Método Planeta Música

O método do Planeta Música, diferente dos demais, é baseado na somatória dos pontos fortes de cada método apresentado aqui, além de possuir uma apresentação moderna baseada em vídeos e partituras interativas e não em livros. Desta maneira você não precisa ler diversas vezes sobre o mesmo assunto, basta assistir as vídeo aulas gravadas quantas vezes for necessário quando e onde quiser. Nosso curso “Fundamentos do Violino” (clique para conhecer o curso) foi elaborado para acompanhar o desenvolvimento do aluno do início, ensinando os primeiros passos no instrumento, até o nível avançado, tudo baseado em um repertório atual.

21 de novembro de 2018

0respostas em "O que é um método de violino? Conheça os mais famosos"

Deixe sua mensagem

Planeta Música LTDA. Todos direitos reservados.
X