• LOGIN
  • Nenhum produto no carrinho.

Entenda o que é Harmonia, Melodia e Ritmo

Harmonia, melodia e ritmo. Palavras comuns em qualquer estudo musical. Mas você sabe a diferença entre estes termos essenciais à música? Muitos músicos se confundem em definir o que é e o que representa cada uma dessas palavras, que apesar de induzirem a algo parecido, possuem pequenas diferenças determinantes para qualquer música. E você vai conhece-las agora.

Harmonia

Como o próprio nome diz, harmonia está relacionada à concordância e correspondência dentro de uma música ou qualquer outro contexto. Musicalmente falando, a harmonia é um dos principais responsáveis por despertar emoções no ouvinte, uma combinação de acordes independentes e com funções específicas que são organizados conforme o objetivo de determinada música. Músicas de filmes de suspense que te prendem na tela, ou aquela moda de viola que traz lembranças; isso é tudo culpa da harmonia. A harmonia nada mais é que a sobreposição de acordes simultâneos que formam uma composição musical e causam uma sensação sonora nos ouvintes.

A harmonia é o pilar principal para compor a base de uma música, e desta forma possibilita ao músico variar entre diferentes sonoridades. Uma música pode soar mais triste e melancólica ou alegre e tranquilizante graças à harmonia da combinação dos acordes presentes na música. Objetivando atingir as sensações no ouvinte, esta composição é organizada de acordo com as funções harmônicas dos acordes, sendo estas três as principais:

Função tônica: transmite a ideia de resolução, passando a sensação de repouso, estabilidade e finalização.

Função dominante: diferente da tônica, esta função harmônica transmite a sensação de tensão e instabilidade, que será correspondida pela tônica.

Função subdominante: esta função harmônica é o meio termo entre as duas anteriores. Ela gera uma sensação de preparação ao que está por vir na música. Beira e antecede sons que intensificam ou repousam a harmonia.

Dentro da teoria musical, este é um assunto que demanda maior atenção, e falaremos mais a fundo sobre ele em nossos próximos artigos. Esta introdução ao assunto visa relacionar estes elementos importantes da música para o estudo básico de qualquer instrumento musical.

Agora que você sabe o que é harmonia, vamos aos outros elementos de toda composição musical.

LEIA TAMBÉM – COMO ESTUDAR MÚSICA PELA INTERNET?

Melodia

A melodia é a alma da música, uma sequência lógica de sons que constitui um formato musical, e é percebida como unidade pela mente humana. A melodia de uma música pode ser reproduzida diferente da harmonia, pois independe do conhecimento sobre acordes ou teoria musical de quem reproduz. De primeira mão, uma pessoa comum não poderia tocar um solo de guitarra do mestre Stevie Ray Vaughan, mas com certeza poderia assobiar a canção, justamente por reconhecer a melodia da música.

A melodia está diretamente ligada à harmonia, pois é a vocalização das notas musicais. Harmonia e melodia caminham lado a lado em uma música, e para isso elas precisam de apenas mais um elemento: o ritmo.

Ritmo

O ritmo determina a sucessão de tempos dentro da música, sequenciando os sons temporalmente e possibilitando o progresso da harmonia e melodia. O ritmo nos diz como devemos tocar, de acordo com a marcação de tempo e andamento que o ritmo determina dentro de cada música. O ritmo está ligado não apenas à música, mas também a outras expressões artísticas, como poesia e literatura.

Agora que você conhece os elementos essenciais de uma música, vamos aos estudos!

Harmonia, melodia e ritmo são imprescindíveis para qualquer músico, e apenas saber o que são estes conceitos não é suficiente se você não souber como trabalha-los dentro de uma música. Portanto toque e estude muito, e não perca nada do nosso vasto acervo de conteúdos sobre diversos segmentos musicais. E se sua intenção é se aprimorar e estudar música de verdade, conheça nossos cursos com didáticas e metodologias exclusivas, tudo em alta qualidade audiovisual para facilitar o seu aprendizado. Até a próxima!

1 responses on "Entenda o que é Harmonia, Melodia e Ritmo"

Deixe sua Mensagem

Entre em contato

TERMOS DE USO

FORMAS DE PAGAMENTO

Quem está online

Não há usuários online neste momento
top
Planeta Música LTDA. Todos direitos reservados.