Desenvolva sua técnica no contrabaixo com um fenômeno

Esse Masterclass com Michael Pipoquinha foi feito para você aprender os principais assuntos envolvidos em tocar o contrabaixo como um instrumento solista e não apenas como complemento. Sempre com uma abordagem prática e mostrando os atalhos que o professor desenvolveu ao longo do tempo para tocar o baixo percussivo, criar solos, ganhar velocidade, precisão e improvisação. Além de suporte personalizado, você conta com a tecnologia dos players interativos na hora de estudar novos exercícios, escalas e solos criados por Pipoquinha. Assista esse e outros cursos com grandes mestres baixistas como Ronaldo Lobo e Celso Pixinga.

Ousadia & Originalidade

Michael Pipoquinha sempre se destacou por não utilizar o contrabaixo somente como um instrumento de acompanhamento, mas sim como um instrumento protagonista e solista. Depois de vários anos de carreira, Pipoquinha já gravou diversos discos, e hoje viaja o mundo tocando músicas de autoria própria e coleciona elogios de ídolos como Victor Wooten e Celso Pixinga.

Nesse meio tempo, criou um jeito próprio de tocar, utilizando técnicas percussivas enquanto toca, usando acordes cheios, e elegendo algumas tensões harmônicas e padrões favoritos na hora de criar solos e improvisos.

 

Resumo

Módulo 1 – Iniciação

No primeiro módulo, você verá a trajetória e carreira de Pipoquinha. Desde muito jovem, o pequeno baixista já impressionava a todos em festivais de música e aparições em programas de televisão. Assista e inspire-se com as conquistas de um músico brasileiro respeitado no mundo todo e absorva conceitos que serão de extrema importância para seu desenvolvimento no contrabaixo, seus estudos e principalmente para a sua liberdade criativa. Ainda nesse módulo você verá os equipamentos preferidos de Michael, como baixos, pedais, amplificadores e etc.

Módulo 2 – Técnicas

No segundo módulo você embarcará no universo das técnicas utilizadas por Pipoquinha. Tapping, slap, pizzicato e ghost notes fazem parte desse módulo, além de técnicas percussivas aplicadas a estilos como o samba, baião, salsa, soul e muito mais.

Ainda nesse módulo você verá como utilizar os harmônicos de uma forma mais musical, quais notas podem ser extraídas desses harmônicos e como formar melodias para utiliza-las juntamente com os seus grooves.

Nas aulas de acordes, arpejos e chord melodies, você verá como Pipoquinha desenvolveu o estudo desses recursos e aprendeu a utiliza-los em suas composições e improvisações, aplicando diversas tensões e conduções harmônicas. Passando isso, é hora de botar a mão na massa e botar em prática todos esses conceitos nos grooves e Frases dos próximos módulos.

Grooves

Michael preparou alguns grooves de estilos musicais diferentes, e em cada um deles ele mostra toda a construção passando pelas partes percussivas, harmônias e a linhas de baixo que estão sendo executadas. Você aprenderá todos esses grooves através de tablaturas interativas, vendo nota a nota e sendo capaz de manipular a velocidade com players interativos e fazer loops nos vídeos.

Dentro de cada um desses grooves, Pipoquinha faz algumas improvisações e mostra detalhadamente seu raciocínio na hora de criar os seus improvisos, o que abrirá sua mente sobre como criar melodias e improvisar utilizando padrões. Além disso, escreveu 3 licks para cada groove que serão explicados detalhadamente, nota por nota, e que poderão ser aplicados por você em seus improvisos daqui em diante.

Descrição do Curso

Esse Masterclass tem o objetivo de levar a precisão, a velocidade, o improviso e a musicalidade do aluno a um outro nível. Juntos com o grande Michael Pipoquinha, vamos trabalhar aspectos técnicos, teóricos, de carreira e de performance, que visam potencializar suas ideias melódicas, suas conduções, seus grooves e agregar um grande número de frases compostas pelo professor ao seu vocabulário musical. 

Como funciona o Masterclass?

Esse conteúdo foi desenvolvido para que você extraia o máximo da visão musical de um dos maiores baixistas brasileiros da atualidade. Entenda como Pipoquinha pensa na hora de criar seus improvisos, como ele estuda e trabalha suas técnicas, como ele usa os acordes e arpejos ao longo das músicas. Absorva tudo que esse mestre aprendeu.

Ao longo do Masterclass você verá diversos assuntos como:

  • Técnicas Percussivas
  • Escalas
  • Harmônicos
  • Acordes e Arpejos
  • Grooves e Frases de diversos estilos musicais

Além de uma explicação detalhada de como Pipoquinha trabalha todas essas técnicas de uma forma musical na hora de criar os seus solos e improvisos. Tudo isso utilizando os players interativos do Planeta Música!

Conheça seu professor

Michael Pipoquinha nasceu em 1996, na cidade de Limoeiro do Norte, interior do Ceará, Brasil. Começou a tocar violão aos 10 anos de idade mas logo se apaixonou pelo contrabaixo. Influenciado pelo pai baixista, Elisvan Silva, Pipoquinha estudou no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, maior Instituição do Ensino em Música do Ceará. Com apenas 11 anos, começou a se apresentar em diversos festivais de música e programas TV ao lado de grandes baixistas brasileiros, se destacando por seu talento precoce e personalidade marcante. 

Integrou o grupo BR Trio, ao lado de Elthon Dias e Isaac Negrene, com quem se apresentou em festivais de música na Argentina, Chile, Uruguai, e outros países da América Latina. Reconhecido internacionalmente, Pipoquinha foi mencionado pelos baixistas Stanley Clark e Victor Wooten em revistas e portais de contrabaixo, como a Bass Player. 

[/vc_row]

Ainda não é um assinante?

Entre em contato pelo nosso Whatsapp ou clique no botão abaixo

Currículo do Curso

Iniciação
Carreira 00:17:00
Inspire-se conhecendo a trajetória de sucesso desse grande artista. Absorva lições e aprendizados que vão fortalecer sua carreira.
Equipamentos 00:06:00
Conheça os equipamentos utilizados por Pipoquinha. Seus baixos, pedais, amplificadores e muito mais!
Como utilizar o Player Interativo do Planeta Música 00:03:26
Aprenda a manusear nosso Player Futurista. Um recurso exclusivo e totalmente interativo que irá te ajudar a otimizar seu treino e tornar seu aprendizado ainda mais prático e versátil.
Técnicas
Introdução 00:03:00
Nesse módulo você embarcará no universo das técnicas utilizadas por Pipoquinha. não pensando somente em coisas como Tapping e Slap, mas sim num contexto geral, passando por técnicas de expressão, percussivas, de condução e etc.
Mão Direita 00:09:00
Entenda a visão do professor sobre técnicas como Pizzicato e Ghost Notes, e a preocupação com a limpeza de todas as notas que são tocadas. Tudo isso junto com alguns exercícios para melhorar sua velocidade e precisão.
Baixo Percussivo 00:14:00
Nessa aula você verá diversas técnicas percussivas e sons que podem ser extraídos do baixo em estilos como, samba, baião, salsa, soul e muito mais.
Escalas 00:08:00
Entenda como Pipoquinha utiliza as escalas, a forma como ele desenvolveu o seu estudo e aprendeu a utiliza-las de uma forma musical.
Harmônicos 00:09:00
Aprenda como utilizar harmônicos de uma forma musical, além de quais notas são podem ser extraídas, e como formar melodias, e usa-las junto com os grooves.
Acordes 00:11:00
Desenvolva novas formas de montar acordes no contrabaixo. aplique diversas tensões e enriqueça o seu som.
Chord Melody 00:09:00
Passeie por melodias enquanto utiliza acordes e conduções harmônicas. Aprenda a aplicar padrões a vários tons e construir suas próprias músicas.
Groove - Africa
Demonstração & Conceito 00:17:00
Nesse módulo você verá um groove com influências de música africana e três sugestões de frase que Pipoquinha preparou com exclusividade para o Planeta Música.
Frase 1 00:04:30
Frase 2 00:03:36
Frase 3 00:04:12
Groove - Funk
Demonstração & Conceito 00:15:00
Frase 1 00:04:05
Frase 2 00:05:06
Frase 3 00:04:24
Groove - Forró
Demonstração & Conceito 00:17:00
Frase 1 00:04:42
Frase 2 00:04:36
Frase 3 00:05:24
Groove - Samba
Demonstração 00:13:18
Frase 1 00:06:42
Frase 2 00:04:54
Frase 3 00:05:18
174 ALUNOS INSCRITOS

Cursos em Destaque

Depoimentos

  • Gravação de Bateria

    direto ao ponto! 5

    Rapido e objetivo!!Sem mimimi..direto ao ponto!Adorei!
    Avatar Padrão
    Moises Freire
  • Gravação de Bateria

    Interessante... 4

    Achei muito interessante, a coleção de mics, os periféricos, a forma em que ele trabalha, mas não vejo isso como um curso, mas sim como uma complementação, um curso explicaria melhor a função dos periféricos e opções diferentes, aqui ele apenas demonstrou um trabalho. Foi legal, vale a pena assistir mas a nível de complementar os conhecimentos e não aprender.
    Avatar Padrão
    Diego Visachi Grizante
  • Gravação de Bateria

    Só elogios. 5

    Muito claro, explícito, sem segredos. òtimo profissional. Parabéns, vida longa.
    Avatar Padrão
    Dagoberto
Planeta Música LTDA - Todos os direitos reservados