Decodifique a música com Luiz Cláudio Ramos

Uma das lendas da MPB chega ao Planeta Música para revelar seu método de pensar que utilizou durante sua carreira como maestro e arranjador para criar arranjos para diversos artistas da música popular brasileira. É ele quem está por trás da direção musical dos shows e discos de Chico Buarque de Hollanda, parceria que teve início em 1989. Ao longo de pouco mais de 50 anos de carreira, o instrumentista também já fez arranjos para Fagner, MPB-4, e gravou com Elis Regina, Tom Jobim, Erasmo Carlos, Rita Lee, Raul Seixas, Mick Jagger, entre muitos outros.

Nesse Masterclass do Planeta Música, Luiz Cláudio Ramos fala sobre sua trajetória no cenário musical brasileiro e mostra detalhes sobre seu método de agrupar quatro escalas marjoritárias para criar arranjos e composições. A teoria do músico autodidata surgiu nos anos 1980, e foi utilizada ao longo de toda sua carreira para criar diferentes arranjos e improvisações.

São três módulos de aprendizado nos quais o músico fala sobre o cenário musical brasileiro ao longo de sua carreira, já que acompanhou de perto diferentes transformações da música no país e a ascensão de grandes nomes. Ele conta como acontecia os processo de gravação das músicas e a transição da era analógica para a digital. Luiz Cláudio apresenta em seguida sua teoria das escalas majoritárias e como aplica-la na prática, com ideias e conceitos que vão fazer você pensar a música de uma maneira completamente nova.

Conheça seu professor

Carioca e músico autodidata desde os 14 anos, Luiz Cláudio Ramos é maestro, compositor, arranjador, produtor e instrumentista, com longa trajetória pela música brasileira.

Já tocou ao lado de artistas como Wilson Simonal, Miúcha, Tom Jobim, Edu Lobo, Francis Hime, Dori Caymmi, Caetano Veloso, João Donato, Ed Motta, Lisa Ono, entre outros.

Luiz Cláudio é quem assina a direção musical dos shows e discos de Chico Buarque de Hollanda, parceria que teve início em 1989. Ao longo de pouco mais de 50 anos de carreira, o instrumentista também já fez arranjos para Fagner, MPB-4, e gravou com Elis Regina, Tom Jobim, Erasmo Carlos, Rita Lee, Raul Seixas, Mick Jagger, entre muitos outros.

Currículo do Curso

Trajetória
O Início 00:00:00
Indústria Musical 00:00:00
A Tese das 4 Escalas
E-Book para Download 00:00:00
Escala Diatônica 00:00:00
Escala Alterada 00:00:00
Escala de Tons Inteiros 00:00:00
Escala Diminuta 00:00:00
Escalas Estilísticas 00:00:00
Nomenclatura 00:00:00
Aplicação
Análise funcional de “Corcovado” nas visões de Tom Jobim, João Gilberto e Luiz Cláudio Ramos 00:00:00
Siga o mestre – A visão do improvisador 00:00:00
A visão do Arranjador 00:00:00
Como foi feito o arranjo “Tanto mar” – Chico Buarque 00:00:00
Finalização 00:00:00
198 ALUNOS INSCRITOS

Cursos em Destaque

Depoimentos

  • Gravação de Bateria

    direto ao ponto! 5

    Rapido e objetivo!!Sem mimimi..direto ao ponto!Adorei!
    Avatar Padrão
    Moises Freire
  • Gravação de Bateria

    Interessante... 4

    Achei muito interessante, a coleção de mics, os periféricos, a forma em que ele trabalha, mas não vejo isso como um curso, mas sim como uma complementação, um curso explicaria melhor a função dos periféricos e opções diferentes, aqui ele apenas demonstrou um trabalho. Foi legal, vale a pena assistir mas a nível de complementar os conhecimentos e não aprender.
    Avatar Padrão
    Diego Visachi Grizante
  • Gravação de Bateria

    Só elogios. 5

    Muito claro, explícito, sem segredos. òtimo profissional. Parabéns, vida longa.
    Avatar Padrão
    Dagoberto
Planeta Música LTDA - Todos os direitos reservados