Uma nova forma de estudar Violão Clássico

Um curso de violão clássico feito para quem já toca um pouco violão ou guitarra e sempre quis aprender a tocar violão clássico, mas esbarrava em não saber ler partituras ou em não conhecer um bom professor.

Aqui você terá mais de 40 aulas organizadas em módulos, que serão uma perfeita introdução ao universo clássico, veremos assuntos essenciais para uma boa postura e sonoridade no instrumento, como o cuidado com as unhas e a independência dos dedos, além de assuntos técnicos avançados, como o Plaquê, os Saltos, os Arpejos e os Ligados.

São mais de 50 estudos e 10 peças completas, que contam com a tecnologia de players interativos do Planeta Música, onde você poderá diminuir a velocidade dos vídeos, criar loops e ver as notas na partitura, na tablatura e no braço do violão simultaneamente, o que vai te ajudar a melhorar sua leitura, ou até te possibilitar a aprender tudo sem que haja necessidade de nenhum conhecimento teórico prévio.

 

Descrição do Curso

O curso de violão clássico “A arte do Violão Erudito” do Planeta Música, é um material completo e 100% online, feito para quem já toca violão ou guitarra e sempre quis aprender a tocar violão clássico, mas esbarrava em não saber ler partituras ou em não conhecer um bom professor.

Aqui você terá mais de 40 aulas organizadas em módulos, que serão uma perfeita introdução ao universo clássico, ministradas pelo mundialmente renomado professor Christyan Dozza, onde veremos diferentes sonoridades e os principais compositores de cada período da música erudita, sem que haja necessidade de nenhum conhecimento teórico prévio.

Como funciona o curso?

Ao longo de 4 módulos, no curso de violão clássico você verá assuntos essenciais para uma boa postura e sonoridade no instrumento, como o cuidado com as unhas e a independência dos dedos, além de assuntos técnicos avançados, como o Plaquê, os Saltos, os Arpejos e os Ligados, em mais de 50 estudos e 10 peças completas, que contam com a tecnologia de players interativos do Planeta Música, onde você poderá diminuir a velocidade dos vídeos, criar loops e ver as notas na partitura, na tablatura e no braço do violão simultaneamente, o que vai te ajudar a melhorar sua leitura, ou até te possibilitar a aprender tudo sem saber ler absolutamente nada de partitura.

Períodos que serão trabalhados:

  • Renascimento
  • Barroco
  • Clássico
  • Romantismo
  • Século XX
  • Violão Brasileiro Contemporâneo.

Técnicas que serão trabalhadas:

  • Plaqué
  • Saltos
  • Arpejos
  • Notas Repetidas
  • Ligados e muito mais!

 

Resumo

  • Módulo 1 – Iniciação

Ao iniciar o curso de violão clássico você verá assuntos essenciais para uma boa postura e sonoridade no instrumento, como entender sobre o uso e cuidado com as unhas, independência dos dedos, além da busca pela perfeita angulação da mão esquerda.

 

  • Módulo 2 – Técnica Pura (Mão Direita)

Nesse módulo vamos focar no estudo das técnicas para mão direita, onde você verá como desenvolver o Plaqué, os arpejos e as notas repetidas através de diversos exercícios. Você terá aqui, 30 estudos de Mão-direita, organizados de forma progressiva, que vão destravar seu dedilhado e trabalhar todas as técnicas e possibilidades de células rítmicas usando o recurso dos players interativos.

Aqui você aprenderá a sua primeira peça, chamada “Barcarolla” de Napoleon Coste.

 

  • Módulo 3 – Técnica Pura (Mão Esquerda)

Seguindo a linha do módulo anterior, vamos trabalhar agora as técnicas de mão esquerda, como os saltos, as mudanças de posição pela corda solta e os ligados. Logo depois você terá 20 estudos de mão esquerda, onde vamos destravar os dedos da mão com estudos bem musicais e prepará-los para o repertório que vem a seguir.

Para fechar o módulo você aprenderá duas peças clássicas, a “Valsa” de Dionísio Aguado e “Lágrima” de Fernando Tárrega.

 

  • Módulo 4 – Repertório

Nesse módulo do curso de violão clássico nós vamos estudar os diversos períodos da música, e em cada um deles, vamos fazer uma contextualização de cada uma das épocas e aprender uma peça que representa bem esse período.

Conheça seu professor

Natural de Machado (MG), Chrystian Dozza teve seu primeiro contato com o violão aos 14 anos, por meio do seu pai Pedro Ernesto da Cunha. Iniciou seus estudos com os músicos Frederah e Marcos Sarques, e em 2002 ingressou na Faculdade Santa Marcelina (SP) para cursar o bacharelado em violão erudito, período em que atuou como guitarrista do Jethro Tull Cover e acompanhou a cantora Márcia Mitiko.

Dozza já se destacou em diversos concursos de violão, como o XV Concurso de Violão Souza Lima, Concurso Novos Talentos da Música Erudita, Festival Leo Brouwer, entre outros. Possui dois discos solos gravados e é integrante do Quaternaglia Guitar Quartet, um dos maiores quartetos de violão da atualidade. Já realizou uma turnê pelos EUA se apresentando em diversas cidades com Columbus (OHIO), Evansville (Indiana) e Nova Iorque.

Além de integrar o Quaternaglia, Dozza é professor de violão erudito da Tom Jobim – Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP) e professor do Planeta Música.

Ainda não é um assinante?

Conheça agora a escola de música do futuro! Estude com os melhores professores, sem sair de casa.

Currículo do Curso

Módulo I - Iniciação
Como utilizar o Player Interativo do Planeta Música 00:04:00
Aprenda a manusear nosso Player Futurista. Um recurso exclusivo e totalmente interativo que irá te ajudar a otimizar seu treino e tornar seu aprendizado ainda mais prático e versátil.
Postura 00:04:18
Mão Direita 00:14:06
Vamos aprender diversos assuntos importantes sobre a mão direita, como as unhas, a independência dos dedos, o uso do polegar e muito mais.
Mão Esquerda 00:05:24
Agora é hora de trabalhar a mão esquerda e encontrar a perfeita angulação dos dedos.
Independência dos dedos 00:03:12
Primeiras Melodias 00:02:00
Explore melodias simples no violão para exercitar leitura de partitura aplicada ao instrumento
Módulo II - Técnica Pura - Mão Direita
Plaquê 00:09:24
Arpejos 00:05:30
Notas Repetidas 00:04:05
Estudos de Mão Direita 00:20:00
Música de Iniciação 1 – Napoleon Coste – Barcarolla 00:00:00
Música de Iniciação 2 – Estudo 22 – Fernando Sor 00:00:00
Módulo III - Técnica Pura - Mão Esquerda
Saltos 00:05:42
Mudança de posição pela corda Solta 00:07:06
Ligados 00:12:00
Estudos de Mão Esquerda – 1 a 10 00:20:00
Estudos de Mão Esquerda – 11 a 20 00:00:00
Música de Iniciação 3 – DIonísio Aguado – Valsa 00:00:00
Música de Iniciação 4 – Fernando Tárrega – Lagrima 00:00:00
Módulo IV - Repertório
Renascimento 00:10:00
Barroco 00:09:00
Clássico 00:12:00
Romantismo 00:13:00
Século XX 00:12:06
Violão Brasileiro Contemporâneo 00:00:00
305 ALUNOS INSCRITOS

Cursos em Destaque

Depoimentos

  • Gravação de Bateria

    direto ao ponto! 5

    Rapido e objetivo!!Sem mimimi..direto ao ponto!Adorei!
    Avatar Padrão
    Moises Freire
  • Gravação de Bateria

    Interessante... 4

    Achei muito interessante, a coleção de mics, os periféricos, a forma em que ele trabalha, mas não vejo isso como um curso, mas sim como uma complementação, um curso explicaria melhor a função dos periféricos e opções diferentes, aqui ele apenas demonstrou um trabalho. Foi legal, vale a pena assistir mas a nível de complementar os conhecimentos e não aprender.
    Avatar Padrão
    Diego Visachi Grizante
  • Gravação de Bateria

    Só elogios. 5

    Muito claro, explícito, sem segredos. òtimo profissional. Parabéns, vida longa.
    Avatar Padrão
    Dagoberto
Planeta Música LTDA - Todos os direitos reservados