• ENTRAR
  • Nenhum produto no carrinho.

O curso de viola caipira –Além do Riquindim Tiquindim – reflete bem o espírito desse instrumento, que tem uma trajetória bem singular.

Apesar de estar presente na música e na cultura brasileira em boa parte de sua história, a viola caipira é um instrumento que desenvolveu sua linguagem à margem do pensamento musical dominante. E esse é justamente o seu diferencial. Nenhum instrumento tem nomes de afinações como cebolão, rio abaixo, boiadeira, e nem é cercado de histórias fantásticas como a viola.

 

Como funciona o curso?

Esse curso tem o intuito de te possibilitar tocar não só músicas tradicionais de viola, mas também de outros diversos estilos. Você vai aprender:

  • Todas as técnicas
  • Acordes
  • Escalas
  • Ponteados
  • Ritmos necessários para a execução dessas músicas

Tudo seguindo uma metologia eficiente e utilizando a tecnologia de tablaturas interativas , que vão te possibilitar tocar todas as músicas com muito mais facilidade.

Pra quem é esse curso?

Se você nunca tocou viola, aqui você terá aulas que vem do básico, passo a passo, contando com exercícios, Quizzes, e solos de estudo.

Se você já toca, poderá aprimorar suas técnicas e ritmos, além de estudar improvisação e aprender músicas instrumentais, solos e grandes clássicos de mestres como Índio Cachoeira e Tonico e Tinoco.

 

Resumo

  • Módulo 1 – História e Construção do Instrumento

Ao iniciar o curso você verá assuntos que são muito importantes para qualquer violeiro, como entender de onde veio e como é construída uma viola.

 

  • Módulo 2 – Técnicas

Nesse módulo você verá como afinar a sua viola, diferentes tipos de notação musical para viola como cifras, tablaturas e diagramas de acordes, verá exercícios de coordenação e independência, diversos padrões de pontear a viola e escalas

 

  • Módulo 3 – Ritmos da Música Caipira

Logo de cara, você aprenderá algumas técnicas especificas de mão direita que serão necessárias para a execução dos ritmos que serão vistos em seguida, como o Rasqueado, o Pizzicato e o Arremate, e aí então você aprenderá todos os principais ritmos da música caipira como a Toada, o Cateretê, o Xamamé, o Cururu, o Pagode e o Batuque de Viola, a Polca Mato-grossense  e a Querumana.

Todos esses ritmos são explicados detalhadamente e contam com uma música exemplo como complemento, ou seja, você aprende o ritmo e já coloca em prática com grandes clássicos da música caipira.

 

  • Módulo 4 – Harmonia e Improvisação

Aqui você terá um conteúdo um pouco mais teórico, que te permitirá compreender a harmonia aplicada a viola e consequentemente saber a montar qualquer acorde e tocar qualquer música em qualquer tom com facilidade. Por fim, verá terá uma aula sobre como improvisar e criar seus solos e melodias na viola.

Mergulhe no universo da viola. Você não vai se arrepender.

 

Zé Helder, violeiro, cantor e compositor, faz parte dos grupos Matuto Moderno, Moda de Rock (inserção) e tem um trabalho solo.

Como professor já colocou esse instrumento em dois conservatórios de música, o CEMPA em Pouso Alegre e o Conservatório Municipal de Guarulhos. E hoje está aqui pra passar um pouco dessa experiência pra vocês no Curso de viola caipira do Planeta Música!.

 

 

Ementa do Curso

História e Construção do Instrumento
História GRÁTIS 00:07:06
Conheça a origem da viola caipira, uma história muito curiosa e que as vezes se confunde com a própria história do nosso país
Partes do Instrumento GRÁTIS 00:04:30
Conheça todas as partes que formam uma legítima viola caipira.
QUIZ – História e Construção 00:10:00
Técnica
Afinação GRÁTIS 00:15:12
Chegou a hora de aprender a afinar a sua viola. Conheça técnicas e dicas para afinar e algumas afinações alternativas.
Notação Musical GRÁTIS 00:09:06
Conheça as diferentes notações musicais que serão utilizadas ao longo do curso, como a Cifra, a Tablatura e o Diagrama de Acordes, de uma forma bem prática e aplicada á viola.
Digitação e Coordenação GRÁTIS 00:03:30
Faça alguns exercícios que tem como objetivo soltar a musculatura da sua mão, e coordenar a sincronia de movimentos entre a mão direita e a mão esquerda.
Primeiros Acordes 00:09:24
Faça seus primeiros acordes na viola! Dividimos três sequências de acordes que utilizaremos ao longo do curso, e separamos alguns exercícios para você treinar a troca de acordes em cada uma desses sequências.
Ponteado 00:03:13
Padrões de mão direita tirados de ponteados famosos para você exercitar o seu toque de viola.
Vozes 00:02:12
Entenda uma simplificação da teoria musical muito útil para desenvolver sua linguagem dentro da música caipira.
Escalas Duetadas – Pares Contíguos 00:08:30
Conheça as escalas que dão o verdadeiro sotaque da viola caipira. Você aprenderá os padrões aplicados á todos os pares de cordas.
Escalas Duetadas – Pares Alternados 00:03:36
Agora veja as escalas duetadas, só que utilizando pares alternados de corda.
Sistema das 7 posições 00:07:30
Conheça um sistema desenvolvido pelo professor para que você consiga enxergar todas as notas na afinação cebolão e posteriormente consiga aplicar a todas as outras tonalidades. Indispensável para qualquer violeiro.
Escalas Pentatônicas 00:00:00
QUIZ – Técnica 00:10:00
Ritmos da Música Caipira
Técnicas de Levadas Ritmicas GRÁTIS 00:05:42
Desenvolva técnicas indispensáveis para você conseguir executar os ritmos da música caipira, como o Rasqueado, o Arremate e o Pizzicato.
Ritmos da Música Caipira GRÁTIS 00:01:18
Toada 00:04:00
Muito visto nas folias de reis, exemplificado com a música "Chico Mineiro" de Tonico e Tinoco, a música mais importante da carreira da dupla, segundo eles mesmos.
Cateretê 00:09:47
Uma levada em compasso quaternário, exemplificada com música de Tião Carreiro e Pardinho - " A mão do tempo"
Cururu GRÁTIS 00:05:36
A dupla Zé Carreiro e Carreirinho imortalizou o ritmo do Cururu na música "Canoeiro", usada para exemplificar a célula rítmica básica e a convenção característica desse ritmo.
Querumana 00:11:27
Um ritmo que se distingue por uma pausa no final, que você verá na prática na música "Prato do DIa" de Líu e Léo
Guarânia 00:07:53
Um ritmo de origem paraguaia, imortalizado pela dupla Cascatinha e Inhana na música "Índia"
Xamamé/Polca Mato-grossense 00:20:44
Um ritmo muito bonito por ser bastante sincopado, e também ter origem nos nossos vizinhos Argentina e Paraguai. Aprenda a música de Góia e Bía - "Saudades de minha terra" para pôr em prática esse ritmo.
Pagode-de-viola 00:27:57
Um dos ritmos mais populares da música caipira e com certeza o mais desafiador. Um movimento combinado entra a mão direita e a mão esquerda. Exemplificado em "Viola Marruda" do mestre Índio Cachoeira
Batuque-de-viola 00:16:14
Ritmo de origem afro-brasileira e muito usado na região norte do estado de Minas Gerais.
Harmonia e Improvisação
Sistema modal 00:04:00
Comece a compreender a harmônia das músicas tocadas na viola utilizando dois sistemas, o Modal e o Tonal.
Sistema Tonal 00:04:00
Esse sistema se baseia na relação de tensão e resolução entre os acordes pra construir a estrutura de significado que vemos nas músicas.
Cadências harmônicas 00:08:24
Conheça encadeamentos de acordes que te possibilitarão entender a harmonia dos acompanhamentos de viola, e tirar músicas em qualquer tonalidade
Shapes de acordes 00:05:36
Conheça os Shapes de Acordes, onde conseguimos visualizar os principais intervalos entre as notas que formam os acordes, te possibilitando transpor esse shape e tocar qualquer acorde na sua viola
Improvisação 00:04:36
Aprenda a improvisar na viola e além disso, aprenda a criar solos e melodias utilizando tudo que você aprendeu ao longo do curso. Faça o Download da Backing Track exclusiva do Planeta Música e mande ver!
Finalização 00:02:00
QUIZ – Harmonia e Improvisação 00:10:00
Repertório
Chico Mineiro – Tonico e Tinoco 00:04:00
Canoeiro – Zé Carreiro e Carreirinho 00:03:18
A mão do tempo – Tião Carreiro e Pardinho 00:05:00
Índia – Cascatinha e Inhana 00:06:00
Prato do dia – Liu e Léo 00:03:00
Cidade Morena – Tião Carreiro 00:04:18
Viola Marruda – Índio Cachoeira 00:00:05
Menino da Porteira – Teddy Vieira e Luis Raimundo 00:04:30
Cuitelinho – Pena Branca e Xavantinho 00:05:36
Tristeza do Jeca – Angelino de Oliveira 00:05:00
Stairway to Heaven – Led Zeppelin 00:07:42
Seresta na Roça – Índio Cachoeira 00:00:05
Saciá – Zé Helder 00:04:00
13 ALUNOS

Cursos

Entre em contato

TERMOS DE USO

FORMAS DE PAGAMENTO

Quem está online

Não há usuários online neste momento
Planeta Música LTDA. Todos direitos reservados.