• ENTRAR
  • Nenhum produto no carrinho.

5 dicas para comprar o arco de violino ideal pra você!

Uma grande dúvida entre os violinista é como comprar um bom arco para seu violino. Afinal existem diversos modelos e marcas disponíveis no mercado, e comprar um arco de violino que não seja adequado pode prejudicar muito seu desenvolvimento no instrumento.  E pensando nisso, o Planeta Música traz essa matéria exclusiva que irá ajudar desde o principiante até um violinista mais veterano a tomar a decisão correta sobre qual arco deve comprar.

 

  • Compre em uma loja especializada

Existem lojas especializadas em instrumentos clássicos, e lá você encontrará uma infinidade de arcos e poderá testa-los na hora, o quê é de extrema importância. Além de poder contar com a ajuda de um vendedor que entenda do assunto e poderá mostrar diversos arcos de acorda com seu estilo de tocar.

 

 2 – Leve em consideração o material do arco.

Existem diversos materiais nos quais os arcos podem ser confeccionados, mas o melhor deles com certeza é a madeira. Normalmente os arcos de madeira são construídos ou de Pau-Brasil ou de uma madeira chamada Pernambuco. O Pau-Brasil é utilizado em arcos mais baratos e para iniciantes, e é uma ótima escolha pois o preço é mais acessível e possui uma grande durabilidade. Já os arcos de Pernambuco são de maior qualidade e preço mais elevado.

Outros materiais utilizados na construção de arcos são a fibra de vidro e a fibra de carbono, ambos são materiais muito duráveis e de preços e qualidades diversificadas.

 

3 – Teste vários arcos diferentes.

Não esqueça de levar seu violino na hora de compara um arco!

A qualidade sonora deve vir acima de tudo! Peça ao vendedor para testar algumas variedades de arco em seu violino afim de comparar os sons. Busque por um arco que melhore o som do instrumento e que você se sinta confortável a segura-lo.

 

4 – Examine o arco antes de compra-lo.

– Procure um arco forte! Coloque força na hora de testa-lo e observe se ele não dobra nem muito para direita e nem para a esquerda. O cabelo do arco não deve sair de sua posição.

– Seu arco deve ser reto! Arcos de violino tem de ser perfeitamente retos de ponta a ponta quando colocado em uma superfície plana.

– Teste a resposta do arco. Toque em diferentes dinâmicas e observe se ele salta ou oscila nas cordas.

– Sinta bem o peso do arco, um bom arco não deve ser nem muito leve e nem muito pesado.

A qualidade do som pode ser afetada por todos esses aspectos, por exemplo, um arco muito mole não terá uma boa definição e nem uma clareza, enquanto um arco mais dura terá um som mais claro. O segredo é sempre buscar um som que agrade seu ouvido.

 

5 – Garantia!

Compre um arco que possua garantias, assim você se previne de passar por susto e perder dinheiro.

 

Se você deseja aprender a como segurar o arco corretamente, ou ainda desenvolver sua sonoridade no violino, conheça o curso “Fundamentos do Violino”. Clique aqui para conhecer o curso

0respostas em "5 dicas para comprar o arco de violino ideal pra você!"

    Deixe sua mensagem

    Planeta Música LTDA. Todos direitos reservados.
    X