• ENTRAR
  • Nenhum produto no carrinho.

Como ler tablatura de violão?

Aprender tablatura é essencial para qualquer músico, afinal, este tipo de notação é a mais utilizada na música popular. Muitos iniciantes se assustam ao se deparar com uma tablatura de violão pela primeira vez, mas fique tranquilo, ler tablatura é muito mais simples e prático do que você imagina. Nesta matéria abordaremos as tablaturas de violão e guitarra, mas saiba que as tablaturas dos demais instrumentos de corda seguem a mesma lógica.

 

 

O que é tablatura de violão?

A tablatura é uma forma de notação musical que diz qual corda e qual casa o músico deve tocar. Este tipo de notação é largamente utilizada em instrumentos de cordas como violão, guitarra, baixo, viola e cavaquinho. A tablatura é indicada principalmente para iniciantes, pois não é necessário nenhum conhecimento de teoria musical para executar o que está escrito nela.
O conceito principal de uma tablatura é representar as cordas de um instrumento visualmente através de linhas. Ou seja, uma tablatura de violão ou guitarra terá 6 linhas, de baixo possuirá 4 linhas, e assim por diante..

 

Como ler Tablaturas?

Aqui vamos utilizar uma tablatura de violão, com 6 linhas, que também serve para guitarra, observe a imagem abaixo a ordem das cordas na tablatura:

Observamos que a linha de baixo representa a corda mais grossa/grave (Mi grave) de nosso instrumento, enquanto a linha superior representa mais fina/aguda (Mi aguda). De cima para baixo as linhas representam as cordas mi, si, sol, ré, lá e Mi.

 

 

Em cima de cada linha, coloca-se um número que representa a casa do instrumento que deve ser tocado, já o número zero representa a corda solta, por exemplo:

 

 

Quando aparecer mais de um número em sequência, você deverá tocar uma nota após a outra, por exemplo:

 

 

Neste exemplo, você tocará primeiro a 3º casa da corda Si, depois a 5º casa da mesma corda, em seguida a 2º casa da corda Sol, depois a 4º casa da mesma corda, e assim por diante.

Quando os números aparecerem um em cima do outro, significa que eles devem ser tocados todos ao mesmo tempo, assim são feitas as representações de acordes em uma tablatura de violão.

 

 

 

Neste exemplo você deverá pressionar todas as casas em suas respectivas cordas e toca-las simultaneamente. Repare que se uma linha aparecer sem nenhum número ela não deverá ser tocada.

Pronto! Agora você já sabe ler uma tablatura de violão!

Para aprender violão seguindo um método eficiente, conheça o curso “Fundamentos do Violão Popular”. CLIQUE AQUI

Notação de TÉCNICA

Além dos números, você poderá encontrar alguns símbolos que representam diversas técnicas utilizadas para tocar cada nota. Veja abaixo os símbolos mais comuns:

h – fazer um hammer-on
p – fazer um pull-off
b – fazer um bend para cima
r – soltar o bend
/ – slide para cima (pode ser usado s)
– slide para baixo (pode ser usado s)
~ – vibrato (pode ser usado v)
t – tap
x – tocar a nota abafada (som percusivo)

0respostas em "Como ler tablatura de violão?"

Deixe sua mensagem

Entre em contato

TERMOS DE USO

FORMAS DE PAGAMENTO

Quem está online

Não há usuários online neste momento
Planeta Música LTDA. Todos direitos reservados.