• ENTRAR
  • Nenhum produto no carrinho.

Afinar violão, saiba tudo sobre como fazer

 Saber afinar violão é essencial para qualquer violonista, tanto para não acostumar os ouvidos de forma errada, quanto pra não fazer feio na hora de tocar, pois basta uma corda desafinada para arruinar até mesmo a mais bela canção. Muitos iniciantes tem dúvidas em como afinar o violão corretamente, e pensando nisso, o Planeta Música traz essa matéria completa, que irá abordar tudo sobre a afinação do violão.

 

Cuidados antes e depois de afinar.

 Antes de começarmos a afinar violão é importante tomarmos certos cuidados para não danificar o instrumento. Primeiro, vamos conferir se as cordas estão amarradas nas tarraxas corretamente, e girando para o lado certo.

 Se a corda estiver para o lado de dentro da mão do violão, como na imagem abaixo, a sua corda está presa corretamente.

como prender a corda - afinar violãoPara descobrirmos se a tarraxa está girando para o lado correto é simples, torça a sua tarraxa para o lado esquerdo e veja se o som está ficando mais agudo, e para a direita mais grave, se estiver assim, está correto.

As cordas são materiais elásticos que mudam de comprimento com o calor, frio e também pelo uso. Por isso, é importante sempre afinar antes de tocar e depois de algum tempo de uso, para não acostumarmos o ouvido de forma errada e não danificarmos o violão.

 

Afinação Standard – Notas de cada corda.

A primeira coisa que você precisa saber para afinar violão, é que as cordas do violão são contadas de baixo para cima, ou seja, a 1º corda é a mais aguda e a 6º a mais grave.

Além da afinação standard/padrão do violão, existem afinações diferentes de violão, veja na tabela abaixo algumas delas.Sabendo disso, observe a imagem abaixo com as notas correspondentes a cada corda.

 

tabeladeafinações---afinar-violão

 

Afinar violão de Ouvido ou com Afinador?

Existem duas formas de afinar o violão, utilizando um afinador ou de ouvido. Para iniciantes, o mais indicado é utilizar um afinador, porém, é interessante que você saiba como afinar o violão sem um afinador de violão.

Para afinar utilizando o ouvido, é preciso ter uma referência, que pode ser um outro violão, um diapasão, uma música ou até mesmo o chiado da linha telefônica. Por exemplo, se nossa referência for a nota E, primeiro afinamos a 6º corda em comparação com essa nota. Depois, toque a 5° casa da 6° corda e compare com a corda 5 soando solta. Use a tarraxa para afinar a 5º corda até o som ficar exatamente igual a 5º casa da 6º corda. Certifique-se sempre de estar girando a tarraxa da corda correta. Agora repetimos esse mesmo processo nas cordas seguintes, afine a 4º corda até que o som fique idêntico a 5º casa da 5º corda. Depois afina a 3º corda até que o som fica igual a 5º casa da 4º corda. Para afinarmos a 2º corda, devemos usar o som da 4º casa da corda 4 como referência. Para finalizar, a corda 1 deve soar igual a 5º casa da 2º corda.

Essa é a técnica mais simples para se afinar o violão de ouvido, porém, existem outras que não entraremos em detalhes nessa matéria.

Para afinar utilizando um afinador de violão é bem mais simples, basta tocar a corda que o afinador irá mostrar se você deve apertar ou afrouxar até a luz do meio ficar verde.

 

Tipos de Afinadores.

Existem vários tipos de afinador no mercado, e aqui vamos falar sobre os principais e entender a diferença entre eles.

  • Afinador Diatônico:

Neste afinador, quando tocamos uma corda, o sistema automaticamente identifica qual corda e qual instrumento está sendo tocada e mostra se você deve apertar ou afrouxar a corda. Porém, se o seu violão estiver muito desafinado ou você esteja buscando uma afinação fora do padrão, este sistema pode não ser o ideal, pois você pode acabar apertando demais uma corda a ponto de quebra-la. Em alguns modelos deste afinador você terá de selecionar qual instrumento você estará afinando, por exemplo, violão, baixo, ukulele, entre outros.

  • Afinador Cromático:

Diferente do afinador diatônico, o cromático identificará a nota independente do instrumento que você estiver tocando. Este afinador é o mais completo, pois ele identifica todas as notas de nosso sistema musical, porém, para utiliza-lo corretamente você terá de saber qual nota você deseja para cada corda.

 

Assista agora a uma aula completa sobre afinação, extraída do curso “Fundamentos do Violão Popular” do Planeta Música. Clique aqui para conhecer mais sobre esse curso!

 

0respostas em "Afinar violão, saiba tudo sobre como fazer"

Deixe sua mensagem

Entre em contato

TERMOS DE USO

FORMAS DE PAGAMENTO

Quem está online

Não há usuários online neste momento
Planeta Música LTDA. Todos direitos reservados.