• ENTRAR
  • Nenhum produto no carrinho.

Bateria acústica, o que considerar ao comprar seu instrumento?

Nesse artigo vamos te mostrar todos os pontos que você deve saber na hora de comprar a sua bateria acústica. Por ser um instrumento complexo, vários fatores vão influenciar na hora de decidir qual levar, como o tipo de madeira, o acabamento dos tambores, as dimensões, as sustentações e etc..

Por isso vamos falar de cada um desses assuntos, pra que você escolha a melhor bateria musical pra sua necessidade, aliando sonoridade, preço, tocabilidade e visual!

Madeiras

O primeiro fator pra você levar em consideração é a madeira na qual é feito o tambor da bateria. E isso influenciará muito no seu som e no preço da bateria também. Existem 4 madeiras que são mais comuns de encontrarmos em baterias de marcas famosas como Pearl, Tama, Yamaha e Mapex, que são o Maple, o Burst, o Basswood e o Hard Popler.

Assista essa aula de Bruno Fonseca, extraída do curso “Fundamentos da Bateria” onde ele explica detalhadamente cada tipo de madeira, assim como faz um comparação entre o som de cada uma delas.

Como você pôde ver, além das baterias acústicas de madeira, você também poderá encontrar por aí cascos feitos em acrílico. Essas baterias em acrílico produzem até 30% mais volume do que as de madeira, além de não terem problemas com umidade, calor e mofos. Por isso também são uma ótima opção pra você levar em consideração, mesmo tendo um preço um pouco mais elevado do que os instrumentos de madeira.

Acabamentos

Outro aspecto muito importante a ser considerado na hora de comprar a sua bateria é o acabamento desses tambores. Esse é um ponto 100% estético, porém muito importante, por isso queremos te mostrar os diferentes tipos de acabamento pra que você saiba que existem diferenças.

Os acabamentos mais comuns que encontramos no mercado são: Acabamento Laqueado, o Encerado e o Revestido.

Laqueado – é um acabamento onde se passa várias mãos de verniz no tambor, dando muito brilho a peça.

Encerado – aqui a madeira é lixada várias vezes, não possui tanto brilho como o Laqueado.

Revestido – nesse caso, o tambor é revestido com uma fórmica, colado e preso pelas castanhas de afinação

Dimensões

Também é importante que você entenda a relação estre a dimensão do tambor e o som que ele produz. Sendo direito, quanto maior a dimensão do tambor, mais grave ele será. Ou seja, quanto menor mais agudo.

Assista outra aula de Bruno Fonseca, onde ele te mostrará com mais detalhes os tipos de acabamento dos tambores e as suas dimensões, além de falar sobre os diferentes tipos de sustentação dos tambores.

Peculiaridades do Bumbo

O bumbo é um tambor que merece uma atenção especial. E uma das coisas mais importantes é você entender que existem bumbos com peles frontais com e sem furo, e por isso possuem sons diferentes e são indicados para estilos de música diferente. Confira uma comparação entre o som de um bumbo furado e um sem furo.

Peculiaridades da Caixa

A caixa também possui peculiaridades que são importantes de você saber que existem e o que eles fazem, dentre elas podemos destacar a “Esteira” e o “Automático”.

 

Agora que você já entendeu tudo sobre os tambores de uma bateria acústica, você pode comparar e experimentar todos esses sons, avaliar os preços, no caso de comprar baterias usadas sempre fique atento a mofos, ferrugens, rachaduras e outras avarias que podem comprometer a durabilidade e o som da bateria.

 

 

0respostas em "Bateria acústica, o que considerar ao comprar seu instrumento?"

Deixe sua mensagem

Entre em contato

TERMOS DE USO

FORMAS DE PAGAMENTO

Quem está online

Não há usuários online neste momento
Planeta Música LTDA. Todos direitos reservados.