• ENTRAR
  • Nenhum produto no carrinho.

Como aprender a tocar violão sozinho e rápido?

Nos dias de hoje, com o avanço da tecnologia aumenta o número de pessoas que buscam aprender a tocar violão sem sair de casa. Junto com esse avanço da tecnologia, vem também o aumento da pressa de se obter resultados, porém na música isso as vezes pode levar o aluno a se frustar e acabar desistindo de aprender o instrumento.

Mas calma, o Planeta Música está aqui para facilitar a sua vida e te dar umas dicas de como estudar violão sem sair de casa e obter resultados satisfatórios.

 

É realmente possível aprender a tocar violão sozinho?

De fato é possível aprender sozinho, porém você precisará de dedicação, concentração e persistência. Com a internet hoje pode ser as vezes até mais fácil do que em uma escola de música, primeiro por comodidade, você não terá que sair de casa pra estudar, segundo pelo preço e terceiro porque na internet você poderá escolher melhor seu professor e estudar com um real especialista naquilo que você busca, mesmo com o professor estando muito distante de você.

Um dos grandes vilões nessa história de aprender violão sozinho, é a possibilidade de criar vícios que podem influenciar diretamente no seu som e sua saúde. Por isso, algumas dicas na hora de aprender uma pestana, um ritmo, uma postura ou uma palhetada por exemplo, podem te prevenir de problemas futuros.

 

Dificuldades no início

Fácil não vai ser, tocar um instrumento mexe com várias áreas do seu corpo e seu cérebro, e é exatamente por isso que não é simplesmente sentar e tocar.

Você tem a parte mecânica, onde aprende os movimentos, como onde apertar cada nota, a mira na hora de acertar a corda certa, segurar a palheta ou dedilhar com fluência por exemplo. E essa mecânica deve ser trabalhada de forma gradual, pensando no objetivo final de cada aluno, com exercícios progressivos e repertórios que tenham a ver com a técnica que está sendo trabalhada. Assim, você consegue desenvolver a parte mecânica e ainda assim aprender músicas.

Por outro lado você também tem a parte de percepção, o pensamento musical, ou seja, é o trabalho que você tem antes de compreender que quem faz a música é a sua cabeça e não os seus dedos. E que na hora em que seus dedos estiverem aptos a fazer tudo que a sua cabeça quiser e você conseguir traduzir o que está na sua mente para os seus dedos, você será um verdadeiro músico.

 

Perigo de caçar conteúdos isolados pela internet.

A primeira coisa que todos nós fazemos quando queremos aprender algo novo é abrir o Google e digitar lá: Como aprender a tocar violão sozinho? hahah e a partir daí, começamos a procurar assuntos específicos como: “Como fazer uma pestana?” “O que é uma escala?”ou então querer direto aprender uma música.

Como você não terá ninguém te dizendo que caminho seguir para aprender de uma forma sólida, você pode pular fases e acabar não conseguindo fazer, desistir e achar que aquilo não é pra você. Quando você estuda uma metodologia com início, meio e fim, você se prepara para conseguir tocar qualquer música que você quiser, não coisinhas isoladas. Muito melhor não acha?

Depois que você passa de um determinado estágio no aprendizado da música, você vai começar a colher os frutos e querer cada vez mais se superar, tocar coisas mais legais, a compor suas primeiras músicas. A partir daí, a música será parte de você.

 

Siga um método e economize tempo e dinheiro

Como uma última dica, siga uma metodologia, você vai ver que poderá conciliar o aprender a tocar violão com o preço convidativo, Você verá que aprender a tocar violão sozinho vai ficar muito mais fácil e eficiente.

Conheça o curso “Fundamentos do Violão Popular” do Planeta Música em parceria com o grande professor Jonathas Ferreira, onde você terá o método desenvolvido por alguém que entende do assunto violão e que foi feito para potencializar o seu aprendizado. Assista ao trailer para entender melhor:

 

 

 

 

Então é isso, desejamos sorte na sua caminhada na música, conte sempre com o Planeta Música para te ajudar no que precisar e BOM SOM!

0respostas em "Como aprender a tocar violão sozinho e rápido?"

Deixe sua mensagem

Entre em contato

TERMOS DE USO

FORMAS DE PAGAMENTO

Quem está online

Não há usuários online neste momento
Planeta Música LTDA. Todos direitos reservados.