• ENTRAR
  • Nenhum produto no carrinho.

Afinações da Viola Caipira

Uma das principais dúvidas entre os violeiros, em especial os iniciantes, é a diversidade de afinações da viola. As dez cordas possibilitam atingir inúmeras possibilidades de melodias através das diversas afinações e também pelos timbres que variam de acordo com a tensão das cordas. Pela abundância de possibilidades sonoras da viola pode se tornar difícil escolher qual afinação usar e qual se adequa mais à necessidade e objetivo de cada músico. Nesta matéria, falaremos um pouco sobre algumas afinações da viola, mas sem esgotar o assunto, visto que existem incontáveis maneiras de afinar este instrumento provando assim toda sua riqueza sonora. Vamos às afinações.

Cebolão em Ré ou Cebolão em Mi?

Que a viola caipira é capaz de produzir um turbilhão de emoções nos ouvintes, não é novidade, e é exatamente por isso que esta afinação recebe este nome peculiar. Com a viola afinada em “Cebolão”, é uma choradeira só. Traz lembranças da terra natal, revive aquele amor passado, e pode colocar qualquer peão aos prantos. Entre as várias maneiras de afinar a viola, a afinação Cebolão é a mais usada pelos violeiros brasileiros. É uma afinação tradicional e muito popular em diversas regiões do país.

 

Tabela com algumas afinações de Viola Caipira:

 

As várias afinações da viola possuem um ponto em comum: são afinações abertas, as quais é possível formar acordes apenas com as cordas soltas. Este é um dos pontos que diferenciam a afinação “Cebolão em Ré” e a “Cebolão em Mi”.

A afinação Cebolão pode ser feita de duas maneiras: em Ré Maior, ou em Mi Maior. Esta variação não se deve apenas à mudança de tons e pode fazer toda diferença de acordo com o gosto do violeiro. Quando afinada em Cebolão em Mi, as cordas recebem uma tensão mais alta, possibilitando à viola uma potência sonora maior, o som fica mais alto e estridente. Porém, devido à tensão das cordas, a viola fica um pouco mais dura de ser tocada, além de forçar um pouco mais a resistência das cordas e pode desafiná-las com maior facilidade. Você encontrará muitas músicas e modas de viola tocadas com a afinação Cebolão em Mi, mas isso não quer dizer que seja uma regra, tudo vai depender do gosto do violeiro.

LEIA TAMBÉM – TUDO SOBRE AS CORDAS DA VIOLA

Diferente da Cebolão em Mi, a viola afinada em Cebolão em Ré é tocada um tom abaixo e possui menor “potência sonora”. Entretanto, ela possibilita ao violeiro um toque mais macio e suave, já que as cordas não são tensionadas como a Cebolão em Mi. Muitos violeiros adotam esta afinação na tentativa de preservar a vida útil das cordas e não forçar tanto o braço da viola, mas tudo dependerá do gosto do violeiro e das características técnicas da viola. Portanto, conheça bem sua música e seu instrumento antes de afiná-lo.

As duas variações da afinação Cebolão são bem parecidas. Se você se deparar com uma música de viola afinada em Cebolão em Mi, saiba que pode tocar tranquilamente sua viola afinada em Cebolão em Ré, porém é preciso tocar um tom acima. É claro que a sonoridade não será a mesma da música original, pois apesar de parecidas, são afinações diferentes. Mas nada disso impede o violeiro de soltar sua criatividade sonora explorando todas as possibilidades desse rico instrumento que é a viola caipira.

 

Além das afinações Cebolão, a viola pode ser afinada de inúmeras formas. Listamos aqui algumas afinações da viola que são bem conhecidas e utilizadas por violeiros em todo país.

Rio-Abaixo: Está afinação, assim como todas as afinações, é repleta de história e lendas folclóricas. A afinação “Rio-Abaixo” é afinada em Sol Maior, e recebe este nome devido a uma lenda muito famosa entre os violeiros. Reza a lenda que, nas regiões ribeirinhas do rio São Francisco, muitos violeiros tentavam afinar suas violas para conquistar as mulheres bonitas do povoado, mas sem sucesso. Eis que certo dia um violeiro misterioso aparece em sua canoa descendo o rio, e tocando sua viola com uma afinação desconhecida e mágica, atraindo todas as mulheres bonitas do povoado. As mulheres encantadas seguiam o violeiro rio-abaixo, enfeitiçadas pelo toque mágico daquela viola. Diz a lenda que este violeiro era o Diabo em carne e osso, fazendo uso do instrumento que Deus deu ao homem para roubar suas mulheres bonitas.

A afinação Rio-Abaixo é conhecida por ser umas das afinações mais bonitas da viola, com som encorpado e forte, típico da viola instrumental.

 

Rio-Acima: a origem da afinação “Rio-Acima” é uma continuação da lenda do violeiro misterioso. Impressionados com o toque mágico do violeiro que descia o rio com sua viola, os violeiros do povoado desceram o rio atrás do violeiro tinhoso para descobrir o segredo daquela mágica afinação. Porém, o violeiro desapareceu na primeira curva de rio, levando consigo o mistério da afinação mágica chamada de Rio-Abaixo. Tristes por não descobrirem o segredo, os violeiros do povoado subiram o rio entoando suas violas em um tom triste e de lamentação, dando origem à afinação Rio-Acima. Podemos encontrar muitas composições feitas com afinação Rio-Acima, como algumas músicas do disco “O Canto das Cordas”, do violeiro Mauro Albert.

Boiadeira: Está afinação é considerada uma mistura da afinação Rio-Abaixo com a Cebolão. Com esta mistura, a viola soa um pouco mais triste e chorosa, e é usada por alguns violeiros para escalas menores. Existem poucas informações sobre esta afinação, portanto se você tem conhecimento sobre ela, compartilhe conosco nos comentários! Violeiros como Angelim exploram bastante esta afinação em suas composições.

LEIA TAMBÉM – A VIOLA CAIPIRA ALÉM DO RIQUINDIM TIQUINDIM

Existem infinitas combinações de afinação da viola caipira além das que citamos aqui, como a afinação Paraguaçu, a Meia-Guitarra, e muitas outras. Isto é só um demonstrativo da riqueza musical que a viola caipira possui, sempre cercada de lendas e histórias. Conhecer estas afinações é como viajar todo o nosso Brasil, conhecendo os diversos sotaques e singularidades que só a diversidade cultural do nosso país pode proporcionar.

Esta foi a matéria sobre as afinações da viola caipira, este rico instrumento símbolo da cultura popular brasileira. Fique por dentro de nossas atualizações no blog e nas redes sociais, e saiba tudo sobre a viola caipira e muito mais.

 

2respostas em "Afinações da Viola Caipira"

Deixe sua mensagem

Entre em contato

TERMOS DE USO

FORMAS DE PAGAMENTO

Quem está online

Não há usuários online neste momento
Planeta Música LTDA. Todos direitos reservados.