• ENTRAR
  • Nenhum produto no carrinho.

Acordes de violão – entenda a diferença entre acordes e notas de violão.

Uma das primeiras dúvidas que aparecem pra quem está começando a tocar é aprender sobre os acordes de violão, às vezes popularmente chamados de notas de violão ou posições de violão.

Porém, antes de começarmos a falar sobre os acordes de violão é importante que tenhamos clara a diferença entre um acorde e uma nota.

 

Diferença entre Nota e Acorde

Uma nota, é quando tocamos uma nota isolada no nosso instrumento, como se apertássemos uma casinha do violão e tocássemos só ela.

Já um acorde é formado por mais de uma nota, geralmente por três. Essas notas se combinam e criam um som único, em harmonia, que usamos para tocar a grande maioria das músicas populares.

Uma coisa interessante de conversarmos agora, é sobre os diferentes “tipos” de acordes que nós encontraremos.

 

Acordes maiores e  menores

Existem algumas classificações de acordes que definem quais notas formam a tríade ou tétrade do acorde, duas são as mais conhecidas, os acordes maiores e os acordes menores.  É interessante perceber a diferença de sonoridade entre essas classificações, pois cada um tem uma característica bem única.

Acordes maiores são representados apenas por uma letra maiúscula, como o A (Lá Maior), o E (Mi Maior), ou o C (Dó Maior) e soam alegres, abertos.

Já os acordes menores possuem a mesma letra maiúscula, porém seguida com um “m” minúsculo. como o Am (Lá menor), o Fm (Fá menor), ou o Gm (Sol menor) e tem uma sonoridade mais triste e melancólica.

Existem diversas outras classificações de acordes de violão, como os com sétima, com baixo invertido, diminutos, alterados e etc.. porém vamos começar do começo e praticar!

Para entender melhor sobre a formação de acordes, acordes com sétima, bicordes e muito mais.. acesse o curso “Fundamentos da Harmonia” do Planeta Música.

 

Diagrama de Acordes

Antes de fazermos nosso primeiro acorde no violão, vamos entender como funciona o diagrama de acordes. Que é uma representação gráfica de quais notas nós precisamos apertar para formar o nosso acorde.

acordes de violão - lá com sétima

Repare que o diagrama é a representação de um pequeno trecho do braço do violão.  Onde temos casas desenhadas de cima pra baixo (o número ao lado representa o número da casa), as bolinhas dentro representam quais notas devem ser apertadas e os números dentro das bolinhas representam qual dedo nós devemos usar para apertar aquela nota.

Dicas para treinar os acordes de violão

A prática e a fluência na hora de trocar os acordes de violão só virá com o tempo, por isso, a primeira dica que fica pra você é ter paciência. Pode ser que sua primeira tentativa de fazer um acorde seja um desastre, talvez a segunda e a terceira também.. (hahah) porém é normal e não significa que você não tenha talento pra música. O importante é começar lentamente e ir praticando pouco a pouco.

No curso “Fundamentos do Violão Popular”, o professor Jonathas Ferreira divide os acordes em algumas categorias, que são definidas pelo nível de dificuldade e alongamento do acorde. Em cada uma dessas categorias ele faz diversos exercícios de montagem e troca combinando todos esses acordes, passo a passo, facilitando o aprendizado e potencializando os resultados.

 

Mão Direita

Outra coisa importante de se trabalhar no estudo dos acordes, é a sincronia entre sua mão esquerda e mão direita. Isso porque é crucial que você consiga trocar os acordes sem travar na mão direita e mantendo o ritmo. Por isso treine lentamente e vá aumentando a velocidade gradativamente.

 

Pestanas

Um assunto que sempre gera um pouco de medo e desespero nos iniciantes do violão é a pestana. que é quando nosso dedo indicador passa apertando todas as cordas ao mesmo tempo na montagem do acorde. Esse movimento gera uma tensão maior na mão esquerda e pode trazer um pouco de dor e incômodo, o que é normal, tendo em vista que é um movimento completamente novo para sua mão.

 

acordes de violão - pestana

Uma coisa importante de se levar em consideração é a regulagem do seu instrumento e a altura das cordas, esse é um fator que pode fazer uma grande diferença na hora de fazer uma pestana, isso porque, instrumentos desregulados e com cordas muito altas dificultam muito a execução e a clareza das notas da pestana.

Na hora de praticar os acordes de violão é importante seguir uma metodologia, uma sequência lógica de estudo. Isso evita que você perca tempo buscando assuntos isolados pela internet e acabe se frustrando com a falta de resultado.

Conheça o curso: Fundamentos do Violão Popular.

.

0respostas em "Acordes de violão - entenda a diferença entre acordes e notas de violão."

Deixe sua mensagem

Entre em contato

TERMOS DE USO

FORMAS DE PAGAMENTO

Quem está online

Não há usuários online neste momento
Planeta Música LTDA. Todos direitos reservados.