• ENTRAR
  • Nenhum produto no carrinho.

“A Viola Caipira além do Riquindim Tiquindim”, com Zé Helder

História, cultura, identidade e riqueza sonora, é o que talvez possa resumir um dos grandes símbolos da cultura brasileira: a viola caipira. Mas se você quer aprender a tocar viola e acha que é um instrumento exclusivo da música sertaneja, Zé Helder nos prova que ela é muito mais.

Natural de Cachoeira de Minas, Zé Helder é formado em Licenciatura em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro, e contrabaixo acústico pelo CEMPA (Conservatório Estadual de Música de Pouso Alegre), onde criou o curso de viola caipira e foi professor por oito anos ensinando diversos alunos a tocar viola ou se aperfeiçoar no instrumento.

Com influências musicais diretas como Índio Cachoeira, Ivan Vilela, Ricardo Vignini e outros grandes músicos, o cantor e compositor mineiro possui três discos solos na carreira: “A Montanha” (2004) e “No Oco do Bambu” (2009), e Assopra o Borralho (2015). Realizou participações especiais com sua viola no grupo Orelha de Pau, ao lado de Euler Ferreira e Geraldo Jr. Em 2010 passou a integrar a banda Matuto Moderno, lançando no ano seguinte o disco “Moda de Rock”, trabalho que reúne clássicos do rock e heavy metal tocados na viola caipira por Zé Helder e Ricardo Vignini.

Nos palcos, Zé carrega uma vasta bagagem de shows e participações por todo o Brasil, cantando e tocando ao lado de grandes nomes como Guca Domenico, Pepeu Gomes, Dani Lassalvia, Índio Cachoeira, Andreas Kisser, entre outros músicos consagrados.

Músico profissional há dezenove anos, Zé Helder é dono de uma metodologia própria de ensino e aprendizado, possibilitando qualquer pessoa a tocar viola caipira e explorando ao máximo a riqueza sonora das dez cordas.

“A viola é muito versátil, a sonoridade se adapta a qualquer estilo. Na viola você consegue colocar uma batida de cururu em cima de uma música do Iron Maiden, e isso já dá uma nova identidade pra música.”

A Viola Caipira Além do Riquindim Tiquindim

Pensando nisso, nós do Planeta Música em parceria com o o violeiro Zé Helder, lançamos com exclusividade o curso “A Viola Caipira além do Riquindim Tiquindim”, um material completo que sintetiza toda a experiência musical do violeiro em aulas que exibem técnicas, metodologia, e didáticas completas que elevam a presença da viola muito além da música sertaneja. Neste curso você terá uma legítima aula de viola, vai aprender tocar viola com toda a tradicionalidade deste instrumento e também a construir ponteados, shapes de acordes, diversos ritmos como o “Pagode-de-viola”, “Cateretê”, “Querumana” entre outros, e técnicas que possibilitam uma nova leitura sonora, trazendo à tona todo o potencial musical da viola caipira quando imersa em outros estilos musicais, além de aprender a tocar grandes clássicos da música caipira.

O nome do curso é uma onomatopéia que faz referência ao tradicional e popular som da viola, e traduz de forma simples o foco do material para os que querem tocar viola além da música sertaneja.

“A ideia principal é transformar a viola em um instrumento mais apto a tocar outros estilos musicais, com toda uma técnica construída passo a passo durante o curso.”

LEIA TAMBÉM – COMO APRENDER MÚSICA PELA INTERNET

Além do rico conteúdo musical do curso, toda a produção audiovisual é elaborada pensando em garantir maior facilidade no aprendizado, intensificando a experiência e o contato com grandes nomes da música.

Para conhecer mais o seu novo professor, confira nossa entrevista exclusiva com Zé Helder. Para se inscrever no curso é só clicar no banner abaixo e começar os estudos! Quer saber mais? Fique por dentro do Planeta Viola e saiba tudo sobre a viola caipira, além de outros diversos segmentos do mundo da música. Até a próxima!

1respostas em "“A Viola Caipira além do Riquindim Tiquindim”, com Zé Helder"

Deixe sua mensagem

Planeta Música LTDA. Todos direitos reservados.
X