• ENTRAR
  • Nenhum produto no carrinho.

“A Viola Caipira além do Riquindim Tiquindim”, com Zé Helder

História, cultura, identidade e riqueza sonora, é o que talvez possa resumir um dos grandes símbolos da cultura brasileira: a viola caipira. Mas se você quer aprender a tocar viola e acha que é um instrumento exclusivo da música sertaneja, Zé Helder nos prova que ela é muito mais.

Natural de Cachoeira de Minas, Zé Helder é formado em Licenciatura em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro, e contrabaixo acústico pelo CEMPA (Conservatório Estadual de Música de Pouso Alegre), onde criou o curso de viola caipira e foi professor por oito anos ensinando diversos alunos a tocar viola ou se aperfeiçoar no instrumento.

Com influências musicais diretas como Índio Cachoeira, Ivan Vilela, Ricardo Vignini e outros grandes músicos, o cantor e compositor mineiro possui três discos solos na carreira: “A Montanha” (2004) e “No Oco do Bambu” (2009), e Assopra o Borralho (2015). Realizou participações especiais com sua viola no grupo Orelha de Pau, ao lado de Euler Ferreira e Geraldo Jr. Em 2010 passou a integrar a banda Matuto Moderno, lançando no ano seguinte o disco “Moda de Rock”, trabalho que reúne clássicos do rock e heavy metal tocados na viola caipira por Zé Helder e Ricardo Vignini.

Nos palcos, Zé carrega uma vasta bagagem de shows e participações por todo o Brasil, cantando e tocando ao lado de grandes nomes como Guca Domenico, Pepeu Gomes, Dani Lassalvia, Índio Cachoeira, Andreas Kisser, entre outros músicos consagrados.

Músico profissional há dezenove anos, Zé Helder é dono de uma metodologia própria de ensino e aprendizado, possibilitando qualquer pessoa a tocar viola caipira e explorando ao máximo a riqueza sonora das dez cordas.

“A viola é muito versátil, a sonoridade se adapta a qualquer estilo. Na viola você consegue colocar uma batida de cururu em cima de uma música do Iron Maiden, e isso já dá uma nova identidade pra música.”

A Viola Caipira Além do Riquindim Tiquindim

Pensando nisso, nós do Planeta Música em parceria com o o violeiro Zé Helder, lançamos com exclusividade o curso “A Viola Caipira além do Riquindim Tiquindim”, um material completo que sintetiza toda a experiência musical do violeiro em aulas que exibem técnicas, metodologia, e didáticas completas que elevam a presença da viola muito além da música sertaneja. Neste curso você terá uma legítima aula de viola, vai aprender tocar viola com toda a tradicionalidade deste instrumento e também a construir ponteados, shapes de acordes, diversos ritmos como o “Pagode-de-viola”, “Cateretê”, “Querumana” entre outros, e técnicas que possibilitam uma nova leitura sonora, trazendo à tona todo o potencial musical da viola caipira quando imersa em outros estilos musicais, além de aprender a tocar grandes clássicos da música caipira.

O nome do curso é uma onomatopéia que faz referência ao tradicional e popular som da viola, e traduz de forma simples o foco do material para os que querem tocar viola além da música sertaneja.

“A ideia principal é transformar a viola em um instrumento mais apto a tocar outros estilos musicais, com toda uma técnica construída passo a passo durante o curso.”

LEIA TAMBÉM – COMO APRENDER MÚSICA PELA INTERNET

Além do rico conteúdo musical do curso, toda a produção audiovisual é elaborada pensando em garantir maior facilidade no aprendizado, intensificando a experiência e o contato com grandes nomes da música.

Para conhecer mais o seu novo professor, confira nossa entrevista exclusiva com Zé Helder. Para se inscrever no curso é só clicar no banner abaixo e começar os estudos! Quer saber mais? Fique por dentro do Planeta Viola e saiba tudo sobre a viola caipira, além de outros diversos segmentos do mundo da música. Até a próxima!

1respostas em "“A Viola Caipira além do Riquindim Tiquindim”, com Zé Helder"

Deixe sua mensagem

Entre em contato

TERMOS DE USO

FORMAS DE PAGAMENTO

Quem está online

Não há usuários online neste momento
Planeta Música LTDA. Todos direitos reservados.