• ENTRAR
  • Nenhum produto no carrinho.

18 dicas para cuidar do seu violino

Todos sabemos que o violino é um instrumento que pode durar centenas de anos, e não estamos falando apenas dos famosos Stradivari ou os Guarneri. Ou seja, qualquer violino pode durar uma vida inteiro, incluindo o seu, basta apenas cuidar bem de se seu instrumento. E pensando nisso, separamos algumas dicas de especialistas para te ajudar a manter seu instrumento sempre em boas condições prolongando seu tempo de vida.

 

1. Invista em um case de qualidade para seu violino.

O primeiro passo para cuidar de seu instrumento é guarda-lo sempre em um case de qualidade. Para isso, o case deve ser feito de materiais fortes e duráveis por fora, e possuir um estofamento macio por dentro, para não danificar o verniz ou a pintura do violino.

É importante que o case possua formas de prender o braço do seu violino. Isso será de extrema importância em momentos em que você esteja transportando ele, tanto de carro quanto a pé, evitando riscos e pancadas no instrumento.

 

2. Sempre limpe a poeira de resina das cordas e do violino após o uso.

Sabe aquela poeira branca que fica na superfície e nas cordas do violino após tocarmos? Nós chamamos de poeira de resina. Está poeira pode parecer inofensiva a primeira vista, porém, se você não limpa-la sempre após o uso, ela irá se agarra na superficie de seu violino, e com o passar do tempo, irá destruir o acabamento e você terá de re-envernizar ele.

Para remover a poeira, nós indicamos usar um pano macio e sem fiapos, muitas lojas de violino vendem kits para a limpeza do seu violino quem incluem um pano para limpeza.

 

3. Evite colocar muita resina no arco.

Colocar muita resina no arco pode resultar em um som mais áspero e arranhado, já que muita fricção é criada entre o arco e a corda do violino. Embora a resina em excesso possa soltar-se em quanto você toca, ela pode aderir ao corpo do violino e resultar em uma sensação pegajosa em sua superfície.

Isso significa que haverá mais limpeza para fazer!

Além disso, o excesso de resina também pode encurtar a vida útil do arco.

 

4. Mantenha o arco sem pó de resina.

Depois de alguns dias tocando violino, você perceberá que a parte de madeira do arco vai estar meio pegajosa, então como limpa-la?

Normalmente, os arcos de violino são tratados com o mesmo verniz que o violino (especialmente quando comprados juntos). Isso significa que você pode usar o mesmo pano seco e macio utilizado na limpeza do violino para limpar o pó de resina da parte de madeira do arco.

 

5. Nunca use álcool ou solventes na limpeza do violino.

Nunca use álcool ou outros líquidos, ou quaisquer solventes de limpeza para limpar o seu instrumento, eles podem tirar o verniz do seu violino. Até mesmo a água quente pode ferir seu violino.
Se você estiver regularmente limpando ou cuidando do violino, não precisará usar nada além de um pano macio e seco.

 

 

6. Cuidado com climas extremos.

Você mora em algum lugar com umidade muito alta? Ou em um lugar com clima seco?

Se sim, nunca toque seu instrumento em lugares abertos com muito sol ou muita neblina, pois isso poderá ocasionar rachaduras na madeiras e empenamento no braço de seu instrumento.

 

 

7. Mantenha o violino no estojo quando não estiver em uso.

Sempre coloque seu violino dentro do estojo quando você não estiver tocando. Nunca deixe em uma cadeira ou mesa ou pendurado em algum lugar.

Quando o seu violino não estiver no case ele poderá ser facilmente derrubado, sentado ou pisado.
 

8. Sempre verifique o alinhamento da ponte.

É sempre importante verificar a ponte de seu instrumento, pois se as cordas estiverem muito apertadas ela irá desalinhar. Caso isso aconteça, ajusta com muito cuidado a ponte até ela estar totalmente alinhada com o restante do violino. Lembre-se caso a ponte de seu violino caia, a alma também cairá. Caso você não se sinta a vontade para realizar este procedimento, leve para um luthier fazer a regulagem de seu instrumento.

 

 

9. Limpe as cordas corretamente e frequentemente.

Antes de fazer a limpeza, você precisa afrouxar um pouco as cordas do violino. Depois, com um pano macio, você pode limpar o excesso de poeira na corda.

Além disso, certifique-se de enrolar as cordas corretamente. Irregularidades na instalação / enrolamento podem quebrar os pinos do seu violino e definitivamente devem ser evitadas.

 

10. Sempre solte o arco após o uso.

Sempre solte a tensão da crina do arco após tocar o instrumento. Por quê? Porque o arco de violino pode perder um pouco de sua curvatura se você não o fizer. Isso significa que se você não afrouxar seu arco depois de tocar, fará com que a tensão deforme o arco ao longo do tempo, perdendo sua forma.

 

 

11. Mantenha suas mãos limpas e unhas cortadas.

Você já reparou que a crina do seu arco está suja perto do talão? Essa é a sujeira dos seus dedos.
Para manter a crina limpa, evite toca-la com as mãos. Além disso, os óleos naturais que sua pele segrega neutralizam o efeito da resina, piorando a qualidade do som.

 

 

12. Apoie o braço do violino sempre que utilizar as cravelhas.

Quando estiver afinando seu violino com as cravelhas, sempre apoie a parte o braço do violino com a outra mão.
Isso é feito para diminuir os riscos de quebrar ou danificar o braço do violino devido a pressão exercida pelas cordas.

 

13. Sempre troque a crina de seu arco.

Isso vai depender da frequência em que você toca violino, a maioria das pessoas que tocam 2 a 4 horas por dia, tem de trocar a crina duas vezes por ano.

Se o seu arco estiver perdendo muita crina, você deve considerar troca-la, para evitar que o arco fique deformado.

 

 

14. Troque de cordas sempre que necessário.

Trocar as cordas do violino com muita frequência pode ser muito caro e pode até não ser necessário. No entanto, não substituí-las quando chegar a hora, pode resultar em vários problemas sérios.

Os especialistas recomendam a troca de cordas de violino sempre que estiverem desgastadas, porque, há uma chance maior de que elas quebrem durante a prática ou durante uma apresentação.

Para trocar as cordas, faça uma de cada vez para manter a tensão sobre a ponte. Caso você remova todas as cordas ao mesmo tempo, a ponte e a alma do violino podem cair.

 

15. Evite tocar as partes envernizadas com as mãos suadas.

O suor proveniente dos dedos vem de glândulas que podem reagir e tirar o verniz do violino.
Sabendo disso, você deve evitar tocar o violino com as mãos suadas. Caso seja necessário apenas pegá-lo pelo braço e leva-lo ao queixo rapidamente. E sempre que toca-lo com as mãos suadas, limpe com pano seco imediatamente.
16. Nunca use cola para consertar seu violino.

Sim, muitos iniciantes utilizam cola normal para colar partes do violino e isso está totalmente equivocado. Os violinos são feitos utilizando uma cola diferente, produzida a partir de couro animal, está cola permite que o violino respire durante diferentes condições climáticas.

Então se você acha que seu violino precisa ser consertado, leve a um profissional.

 

 

17. Sempre verifique a alma do violino.

É de extrema importância que a alma do seu violino esteja funcionando corretamente. Sempre verifique se ela está na posição correta ou caiu.

Caso ela caia ou esteja em posição incorreta, leve seu violino a um luthier que ele irá consertar adequadamente para você.

 

 

18. Viste um Luthier regularmente.

Assim como você vai ao médico para um check-up regular, seu violino deve ser levado a um luthier para mantê-lo regulado e para que ele seja limpo e mantido.

Eles são os únicos que sabem como cuidar de um violino corretamente. Além disso, existem muitas ferramentas específicas para fazer e reparar violinos que você não consegue encontrar sozinho.

7 de agosto de 2018

0respostas em "18 dicas para cuidar do seu violino"

Deixe sua mensagem

Entre em contato

TERMOS DE USO

FORMAS DE PAGAMENTO

Quem está online

Não há usuários online neste momento
Planeta Música LTDA. Todos direitos reservados.